terça-feira, 6 de novembro de 2007

Oficinas de São Martinho

No passado dia 31 de Outubro lá se celebrou em Portugal mais um Halloween, essa festa tão tradicionalmente americana do último século. A festa vai ganhando dimensões de ano para ano, e desta vez tive a infelicidade de ser incomodado por uma série de raparigas vestidas de bruxas a pedir doces. Por largos momentos fiquei estático à porta a pensar onde estava, em que país, em que realidade (estaria num filme de hollywood??)
Não me choca que se adoptem festividades do exterior (apesar de as achar na generalidade muito infelizes), incomoda-me sim que isso se faça à custa das nossas próprias tradições! Muito poucos saberão que o dito "halloween" é uma fantochada bem ao estilo americano adoptada de uma celebração milenar, SAMHAIN, festa celta que marcava o final das colheitas, o final do Verão.
Mas acima de tudo incomoda-me ver em Portugal miúdos vestidos de bruxas, quando a maior parte nunca ouviu falar da festa de SÃO MARTINHO.

"No dia de São Martinho bebe o vinho e deixa a água para o moinho"

A festa de São Martinho é uma celebração religiosa, de origem pagã, de homenagem ao santo que ficou conhecido como "padroeiro dos bêbados". A festa de celebração do vinho novo (comemorada com castanhas assadas) ocorre todos os anos a 11 de Novembro, mas infelizmente vai perdendo fulgor.
Bem haja quem vá fazendo por manter as tradições vivas, e este ano há uma nova forma de passar esse dia.

O colectivo RODOBALHO lançou mais uma vez mãos ao trabalho e organizou as OFICINAS DE SÃO MARTINHO, oficinas de instrumentos tardicionais (concertina, gaita de foles, sanfona, cavaquinho, flauta e tamboril, percussão) para "proporcionar aos participantes o contacto com os instrumentos, que serão apresentados por músicos/formadores reconhecidamente habilitados para isso".
As oficinas decorrerão no Jardim da Sereia em Coimbra no dia 10 de Novembro, e encerrarão logicamente com um tradicional magusto!

Sem comentários: