quinta-feira, 22 de março de 2012

Sopa da Pedra EU (#014) 22 Mar 2012

Terça feira ocorreu o equinócio, momento que marca o início da primavera, símbolo de fertilidade e de renovação do ciclo da natureza. Ontem, 21 de Março foi celebrado o Dia Mundial da Árvore e hoje é o Dia Mundial da Água. Recursos naturais que devemos proteger e apreciar. Dádivas que marcaram a humanidade desde os primórdios através dos cultos pagãos, entretanto diversas vezes personificados em religiões modernas.

Nas tradições mais antigas os elementos da natureza assumem uma grande importância, muitas vezes homenageados nas letras tradicionais.

O Sopa da Pedra celebra também este período com música que nos chega da bretanha. Denez Prigent foi um jovem audaz que à música tradicional da bretanha juntou novas sonoridades como música electrónica, provocando os mais conservadores, mas vendo o trabalho ser aclamado por muitos.

Se em Portugal nos orgulhamos por ter palavras quase únicas nas linguagens do Mundo, como “saudade” ou “maresia”, também na bretanha encontramos uma palavra muito curiosa, carregada de poesia e sentimento. Sarac’h, é o nome do tema hoje em destaque e uma palavra bretã que tentando traduzir significa “o barulho que o vento faz nas folhas das árvores”. O tema é cantado em bretão, mas traduzindo diz algo como:

Ouço o doce ruído das folhas

E o murmúrio do mar que lhe responde

Quatro estações no círculo do ano

Quatro eras no círculo do tempo

Depois de nenhuma era

Nem de nenhuma estação

Os círculos são quebrados

Eis que chegou a primavera


Denez Prigent - An Hini A Garan [Sarac'h, 2003] Bretanha

Deixo também um vídeo do tema Gortoz A Ran de Denez Prigent com Lisa Gerrard, parte da banda sonora do filme Black Hawk Down

Sem comentários: