quinta-feira, 15 de março de 2012

Sopa da Pedra EU (#012) 15 Mar 2012

Hoje o trilho leva-nos até à irlanda, onde todos os anos a 17 de março é celebrado o St Patricks Day ou dia de São patrício.

O santo padroeiro da irlanda viveu entre o ano 387 e 461, e foi o responsável pela evangelização dos pagãos celtas que habitavam a ilha.

Do que se sabe da infância, terá nascido na bretanha romana, e aos 16 anos foi raptado por piratas irlandeses que o levaram como escravo. Ouvindo um chamamento de deus que o aconselhava a fugir para o litoral, conseguiu regressar à bretanha onde se tornou padre. Voltou à irlanda mais tarde para converter os pagãos ao cristianismo. Diz a lenda que usava um trevo de 3 folhas, o shamrock, para explicar a santíssima trindade: pai, filho e espírito santo. Reza também a lenda que St Patrick terá banido da ilha todas as cobras, empurrando-as para o mar. É certo que não há actualmente cobras na irlanda, mas também que segundo os registos fósseis nunca as houve por aqueles lados. São patrício terá morrido a 17 de março de 461 e assim, mais de 15 séculos depois nesta data comemora-se o St Patricks Day.

Aqui no sopa da pedra também assinalamos a data com música irlandesa.

Kavan Donohoe é um jovem músico multi-instrumentista que desde pequeno tem despontado na harpa celta, mas também na flauta e na Uilleann Pipes. É com este último instrumento que ouvimos o tema The Morning Trush.

Kavan Donohoe - The Morning Trush, The Old Bush [Kavan from Cavan, 2011] Irlanda


Sem comentários: