terça-feira, 1 de julho de 2008

EUROFOLK 08

Está de regresso a Portugal o EUROFOLK, este ano a decorrer em Coimbra (no Jardim da Sereia), dias 7 e 8 de Julho, com muita música. Para além das 3 bandas finalistas já apuradas (Pé na Terra, Toques do Caramulo e Barca dos Castiços), o programa inclui ainda concertos de bandas participantes em edições anteriores (Ginga - Portugal, Damadaká - Itália e Els Groullers - Espanha), e fecha com os irlandeses Dervish. Todas as razões para assistirem e participarem na edição nacional que irá apurar a banda que representará Portugal na final de Málaga.
Deixo a nota de imprensa da organização:


Eurofolk’J: as novas formas de ler a tradição
A identidade cultural dos povos é cada vez mais utilizada como cartão de visita.
A promoção turística das populações passa pela colheita/recolha dos traços identitários das mesmas e pelo apelo aos sentidos.
A tradição surge assim como produto turístico, pela peculiaridade dos traços que representa e como elemento histórico.
A gastronomia, o artesanato, as recriações históricas, as feiras medievais e tantos outros eventos procuram por um lado a ligação das populações à sua história, e por outro lado a promoção turística das mesmas.
Numa tentativa de promoção dos elementos da nossa tradição, a tendência musical denominada folk é o tema do Concurso Internacional Eurofolk’J, que é organização conjunta de Espanha, Itália e Portugal.
Em cada um dos países envolvidos, acontece desde 2004, a eliminatória nacional, da qual sai 1 grupo apurado que participa na final. Desde a primeira edição, o primeiro prémio tem sido sempre conquistado por grupos italianos, com excepção da sua primeira edição, cujo primeiro lugar foi atribuído aos Conimbricenses Ginga.
E agora, como que numa prática de retorno/ agradecimento, Coimbra acolhe nos próximos dias 7 e 8 de Julho a eliminatória portuguesa do V Eurofolk’J.
A concurso estão várias bandas portuguesas, da qual será eleita aquela que melhor retratar, com traços inovadores e dinâmicos a expressão musical da nossa tradição.
O Júri, composto por elementos conhecedores do tema analisará de que forma e com que substância os grupos representam a nossa identidade.
Assim, no dia 7 estarão em palco do Jardim da Sereia os 3 finalistas da pré-eliminatória portuguesa, de onde sairá um vencedor que rumará a Málaga para a grande final europeia.
Ainda poderemos assistir, nesse mesmo dia a dois grandes espectáculos da banda vencedora da eliminatória espanhola de 2007 Els Groulers, e da banda vencedora do Concurso Eurofolk 2006, os italianos Damadaká que actuarão nos intervalos das bandas a concurso.
No dia 8, a partir das 17h30 poderemos assistir e participar num workshop de danças tradicionais italianas, que acontecerá na Praça 8 de Maio, e para a noite está reservado um grandioso encerramento do evento com um dos maiores nomes da folk mundial, o grupo Dervish.
Na mítica Sereia, antes dos irlandeses Dervish e para começar a noite com um dos maiores representantes nacionais do tema folk, os conimbricenses Ginga, vencedores do I Eurofolk, presentearão a cidade.
A uma promessa tão grande só podemos aceder ao convite e participar, ouvindo e sentindo as experiências dos nossos antepassados tocados nos ritmos alucinantes do presente.
A eliminatória portuguesa do Eurofolk’J é organização conjunta da Turismo de Coimbra, E. M. e da 7Sons Produções.

Sem comentários: