quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sopa da Pedra EU (#028) 10 Mai 2012


A 9 de Maio celebra-se o dia da Europa.
Tudo remonta há 62 anos quando a 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas, numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
As primeiras linhas da declaração de 9 de Maio de 1950, redigida por Jean Monnet, comentada e lida à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, dão imediatamente uma ideia da ambição da proposta: "A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam". "Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz".
Assim nascia a União Europeia, e para assinalarmos esta data, sons que nos chegam do séc. XIX, do compositor polaco Frederic Chopin.
Maria Pomianowska, é polaca e quis abordar a música de Chopin de forma diferente. Para isso convidou um enorme número de músicos e de instrumentos de todo o mundo para um trabalho chamado Chopin em 5 continentes.
Para conhecer neste Sopa da Pedra, Chopin na Bulgária, baseado na Mazurka Op 33 nº2.

Maria Pomianowska and friends - Chopin in Bulgaria [Chopin on 5 Continents, 2010] Polónia

Para conhecerem melhor Maria Pomianowska, fica um video que faz parte de um documentário sobre a música tradicional dos países europeus.

Sem comentários: