sábado, 29 de dezembro de 2007

Prémios SOPA da PEDRA - Melhores Álbuns 2007

Tal como nos anos anteriores, com o aproximar do fim de ano, em tempo de balanço de 2007, o Sopa da Pedra elege os melhores álbuns de música tradicional editados em Portugal. Depois de no ano passado o número de categorias ter sido aumentado, este ano esse número foi novamente alargado, passando a eleger melhores álbuns em cinco categorias:

Melhor Álbum 2007 (atribuído ao melhor álbum a nível geral lançado em 2007, podendo coincidir com um ou vários dos critérios para os restantes prémios, sobrepondo-se se for o caso);
Melhor Álbum Revelação (obrigatoriamente atribuído a um álbum de estreia);
Melhor Álbum Carreira (atribuído a um álbum que não seja de estreia, independentemente do número de álbuns produzidos anteriormente, mas visto na sequência dos anteriores);
Melhor Álbum Inovação (a um álbum que apresente som, estilo ou abordagem inovadores);
Melhor Álbum Tradição (a um álbum que de alguma maneira defenda a tradição quer através das sonoridades, instrumentos ou pesquisas).

Estes "prémios" Sopa da Pedra procuram contribuir para um reconhecimento do trabalho que é feito pelas bandas e gratificar de modesto modo o árduo trabalho que requer fazer música tradicional em Portugal. Não existe prémio material, apenas a nomeação, que cada um interpretará como o desejar.
A escolha do Sopa da Pedra para melhores álbuns de 2007 foi a seguinte:

Melhor Álbum 2007: Xaile de Xaile
Melhor Álbum Revelação: Parainfernália dos Diabo a Sete
Melhor Álbum Carreira: Geografias de Júlio Pereira
Melhor Álbum Inovação: Co'as Tamanquinhas do Zeca! de Couple Coffee & Band
Melhor Álbum Tradição: É Ao Vivo! de Toques do Caramulo

A todos eles os maiores parabéns!

IMPORTANTE: A escolha dos melhores álbuns de 2007 é da inteira responsabilidade do Sopa da Pedra e baseou-se numa perspectiva pessoal e como tal obviamente discutível, e tendo em conta apenas os álbuns a que o Sopa da Pedra teve acesso.

10 comentários:

Amália disse...

Olá
Vim aqui pela 1ª vez, hoje. Gostei do que vi, mas o meu comentário vai para os prémios 2007.
Claro que gostos não se discutem.
Não conheço o disco dos Toques do Caramulo mas vi-os em Loulé por concordo contigo em quase tudo.
Mas melhor disco do ano para Xaile???????
É bonitinho, soa bem. Mas melhor disco do Ano?????
Não entendo, não consigo entender. Com tanta coisa interessante. Até podia aceitar que fossem os Chuchurumel, apesar de não ter gostado. Mas Xaile???
OK, gostos não se discutem.
Não há maneira de ouvir as emissões sem ser no time delas??

Bom trabalho, por isso continua.
BOM ANO

Amália

Anónimo disse...

Não é de admirar... quem considera o disco dos Lumen "fogo dançante" o melhor disco de 2006, (que é bem mais interessante que o das Xaile) é porque tem os gostos musicais mais virados para o pop do que propriamente para a folk...

Anónimo disse...

Olá,

Boa escolha para melhores álbuns 2007. E permitam-me que discorde totalmente dos comentários anteriores... Xaile merece este reconhecimento. É um belo trabalho, inovador, diferente, uma lufada de ar fresco. É um bom espelho de cultura, da nossa cultura. Tem boas paisagens musicais, letras de qualidade, boas vozes, misticismo e ousadia. E elas são lindas, pois claro, o que também é de louvar e não de invejar. Parabéns também aos restantes discos mencionados. Boa música!

Guilherme

Carlos Norton disse...

Ainda bem que há vozes discordantes, outra coisa não seria de esperar e é sempre de louvar que deixem as vossas opiniões. A escolha dos trabalhos para estes "prémios" é sempre muito difícil e encontro sempre diversos "fortes" candidatos a cada categoria. Vejo que o único trabalho que suscitou dúvidas foi o de Melhor Álbum. Antes de mais Pau de Canela posso dizer, apenas para informação, que os meus gostos musicais andam muito afastados da pop e isso quem olhar para o meu trabalho como músico ou para a minha discografia pessoal poderá confirmar muito facilmente. No entanto a atribuição destes prémios não é feita segundo os meus gostos pessoais. Não está em causa nem interessa se eu gosto ou não de Xaile, mas considerei que o trabalho de Xaile tinha uma qualidade indiscutível em diversos aspectos. O comentário do Guilherme já refere alguns dos aspectos e neste blog, a propósito do lançamento do álbum, já tinha deixado uma análise
(http://sopadapedra.blogspot.com/2007/08/xaile.html)
Mas para não me repetir demasiado refiro apenas a qualidade técnica das interpretações, dos arranjos e da instrumentalização. Considerei ainda Xaile uma revelação, dada a qualidade presente num primeiro trabalho discográfico e ainda inovador pela sonoridade muito própria conseguida. Por tudo isso Xaile foi nomeado melhor álbum 2007, mas claro que poderão discordar, até porque muitos trabalhos de grande qualidade foram editados em 2007.

p.s. Amália, também assisti ao concerto em Loulé e foi muito fiel ao disco, ainda para mais que o disco é ao vivo.
Por enquanto ainda não é possível ouvir o Sopa da Pedra sem ser em directo (quer em FM quer online), quem sabe em breve...

Anónimo disse...

Olá Carlos Norton!

Em primeiro lugar, queremos desejar-lhe umas boas entradas em 2008!

Em segundo, dar-lhe os parabéns pelas escolhas do "Sopa da Pedra": não poderíamos estar mais de acordo! Já é tempo de valorizarmos o que melhor caracteriza o nosso país!

Parabéns a todos os premiados, especialmente ao XAILE, por este merecido reconhecimento!

Beijinhos das fiéis ouvintes,

Lurdes Costa e Tânia Cabral
____
Nota: E viva a música portuguesa!

Anónimo disse...

Olá a Todos e Óptimas entradas!
Bem Haja a todas as vossas iniciativas que focam a nossa música. É um orgulho ver na Rádio da minha sempre Universidade tão boa música :)
Xaile, o Melhor Album, estou de acordo, por tudo o que foi mencionado, pela originalidade, pelas diversas e encruzilhadas sonoridades, pelas excelentes vozes, pela forma como transportam o CD para cima de um palco, são grandes! Aconselho vivamente verem-nas ao Vivo :)
É um prazer para mim ser Portuguesa e haver pessoas que se dedicam tanto em mostrar o melhor da nossa musica, tradicional mas moderna :)
Parabens a todos os outros premiados e obrigada por se expressarem em Português :)

Cátia Geraldo

Anónimo disse...

Parabéns Carlos B Norton pelo excelente gosto, excelentes escolhas!
Música tradicional, ao mesmo tempo tão moderna e feita em Portugal!

Xaile, o Melhor Álbum 2007, merece a escolha do Sopa de Pedra.
Xaile tudo contém: sons tradicionais, sons modernos, histórias, lenga-lengas...
Com Xaile viajo e...quando um CD me faz viajar é porque é mesmo muito especial.

Bem Haja!
Mena

Anónimo disse...

Deixo cá um abraço e um obrigado em nome dos Couple Coffee & Band.
Bom ano e parabéns pelo blog!

Carlos Norton disse...

Olá Lurdes, Tânia, Cátia e Mena, tantas adeptas de Xaile por estas bandas... Para as que estão pelo Sul, então Lagos no dia 25 pode ser a oportunidade para as ver ao vivo (como eu, que será a primeira vez)

Norton, tudo de bom para os Couple Coffee, que tenham um grande ano
Um abraço de Norton para Norton!

Anónimo disse...

Concordo com a nomeação de melhor album revelação para os Diabos. Depois de ver um concerto ao vivo dos Diabo a sete ficas fã sem qualquer duvida.
Bom trabalho