quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Festival Arraiais do Mundo em Tavira

Associação PédeXumbo em Tavira.
Festival Arraiais do Mundo.
5 a 7 de Setembro 2008.

Numa época em que estão na moda os festivais com programas de músicas do mundo, a Pédexumbo destaca-se organizando um festival focado na promoção das tradições de uma região concreta de Portugal, convidando cidadãos do mundo a participar na sua revitalização. Assim, é o mundo que entre 5 e 7 de Setembro 2008 irá assentar arraiais em Tavira e fazer a ligação entre o que vem de trás e o que vamos adivinhando para o futuro.
Neste sentido, a Associação PédeXumbo convida os famosos Gaiteiros de Lisboa a criar arranjos originais a partir de recolhas de música popular efectuadas na Serra do Caldeirão. Utilizando quadras e melodias algarvias, os Gaiteiros de Lisboa estrear-se-ão então na animação de bailes. O trabalho nas coreografias de dança não ficou esquecido, estando a cargo de Liliana Araújo.
Dois outros projectos passarão pelo Festival: os Mosca Tosca em colaboração com o Rancho Folclórico da Luz de Tavira, e os Omiri, ambos originais e propondo diferentes abordagens ao cruzamento do que é antigo com o que é actual.
A componente de raíz tradicional faz deste Festival um verdadeiro arraial popular. Mas no Algarve “arraial” designa também um povoamento de pescadores. Propõe-se assim, durante um fim de semana, a criação de um “arraial” no centro de Tavira, uma pequena aldeia que oferece a cidadãos de todo o mundo a possibilidade de se envolverem na renovação da tradição algarvia, nomeadamente aprendendo a dançar as modas propostas.
Uma organização da Associação Pédexumbo em parceria com a Câmara Municipal de Tavira, o Festival tem entrada livre para quem quer ouvir, dançar e conhecer melhor a cultura portuguesa.
Programa detalhado no site:
www.pedexumbo.com
Para mais informações tlm. 968732868 ou sophiepedexumbo@gmail.com

Sem comentários: