segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Prémios Sopa da Pedra 2013

Tal como acontece desde 2005 o Sopa da Pedra elegeu os melhores álbuns de música tradicional/folk editados em Portugal no ano de 2013.


«Delikatessen Cafe Concerto», de Mísia, foi eleito como o Melhor Álbum 2013, pelos Prémios «Sopa da Pedra».

O júri escolheu ainda, como Melhor Álbum Revelação 2013 (para álbuns de estreia), em ex aequo «Arcos Voltaicos» dos Tanira (projecto já com muitos anos de existência mas que apenas em 2013 gravou o primeiro registo discográfico) e «Cartas de um Marinheiro» do novo projecto de José Flávio Martins, Senhor Vadio.

Na categoria de Melhor Música Original 2013, os temas vencedores, ex aequo, foram «Pedra-Sal», dos Adducantur (do EP de estreia Semente) e «Bóia de Sentença», do trabalho algarvio de Zé Francisco & Orquestra Azul (parte do álbum Caminho de Mar e Luz).

O prémio para Melhor Versão 2013 ficou para a versão do tema de José Afonso «A Morte Saiu à Rua», gravado pelo projecto nascido no seio da d’Orfeu, Contracorrente.

Finalmente o júri dos Prémios Sopa da Pedra, atribuiu uma Menção Honrosa ao álbum “Dêem-me Duas Velhinhas, Eu Dou-vos o Universo”, com recolhas de Tiago Pereira para A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. Um trabalho que mereceu a distinção do júri pelo valoroso trabalho de recolha e divulgação dos valores culturais e da memória do nosso povo.





Para a edição de 2013 fizeram parte do júri:

Álvaro José Ferreira [A Nossa Rádio]
António Pires [Raízes e Antenas]
Carlos Norton [Sopa da Pedra]
João Sá [Folklândia]
Luís Rei [Crónicas da Terra]

Para os prémios Sopa da Pedra foram considerados todos os álbuns editados em Portugal no decorrer de 2013 que tenham chegado à redacção do Sopa da Pedra.
Estes "prémios" Sopa da Pedra procuram contribuir para um reconhecimento do trabalho que é feito pelas bandas e gratificar de modesto modo o árduo trabalho que requer fazer música tradicional em Portugal. Não existe prémio material, apenas a nomeação, que cada um interpretará como o desejar.

A escolha do júri para melhores álbuns de 2013 foi a seguinte:

Melhor Álbum 2013: Delikatessen Cafe Concerto [Mísia]
 
Álbum Revelação 2013: ex aequo Arcos Voltaicos [Tanira] e Cartas de um Marinheiro [Senhor Vadio]

Melhor Versão 2013: A Morte Saiu à Rua [Contracorrente]

Melhor Música Original 2013: ex aequo Pedra-Sal [Adducantur] e Bóia de Sentença [Zé Francisco & Orquestra Azul]

Menção Honrosa 2013: Dêem-me duas velhinhas, eu dou-vos o universo [Tiago Pereira]





A todos eles os maiores parabéns!