quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sopa da Pedra EU (#042) 28 Jun 2012

Hoje continuamos a apresentar o Festival MED que acontece em Loulé dias 29 e 30 de Junho. Nesta edição do Sopa da Pedra recordamos uma gravação do ano passado dos ucranianos DakhaBrakha.

• DakhaBrakha - ao vivo [Ao vivo no Festival MED, 2011] Ucrânia


terça-feira, 26 de junho de 2012

Sopa da Pedra PT (#041) 26 Jun 2012

Esta semana apresentamos o Festival MED que acontece em Loulé dias 29 e 30 de Junho, na nona edição de um evento que começou por ser de músicas do mediterrâneo e que entretanto alargou o conceito a world music. Nesta ediçã do Sopa da Pedra damos a conhecer um dos nomes portugueses que irá pisar um dos palcos - Norberto Lobo

• Norberto Lobo - Aconchego Solar [Fala Mansa, 2011] Portugal


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sopa da Pedra EU (#040) 21 Jun 2012

Nesta primeira edição de Verão, falamos do solstício, do Dia do Aperto de Mão, e do Dia Nacional da Gronelândia, a maior ilha do mundo, com dependência da Dinamarca, mas com cultura mais próxima dos povos do Árctico. Para ouvir, uma recolha feita em 1962 com as vozes de K'âkutsiak e da mulher Patdlek, o tema chama-se (traduzindo) A Canção do Pai Dele.

• K'âkutsiak e Patdlek - His Fathers song [in Thule - Traditional Greenland Music, 1906-1962] Gronelândia

Fica um vídeo com imagens da Gronelândia...

terça-feira, 19 de junho de 2012

Sopa da Pedra PT (#039) 19 Jun 2012

Nesta edição do Sopa da Pedra conhecemos as sonoridades Klezmer dos portugueses Melech Mechaya, banda de Lisboa que editou em novembro passado o álbum "Aqui Em Baixo Tudo é Simples". À conversa com Miguel Veríssimo, descobrimos o álbum de 13 faixas que conta com dois convidados (Mísia e Frank London), em destaque o tema que dá nome ao álbum.

Melech Mechaya - Aqui Em Baixo Tudo é Simples [Aqui Em Baixo Tudo é Simples, 2011] Portugal


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sopa da Pedra EU (#038) 14 Jun 2012

No Sopa de hoje as comemorações são para o Sol. Passam hoje 2775 anos do primeiro registo de um eclipse solar, ocorrido a 15 de Junho de 763a.C. e que os Assírios, habitantes da antiga Mesopotâmia, deixaram em registo este estranho fenómeno observado no céu. E nesta data de celebração do sol, a música não poderia ser mais apropriada. O Espanhol Javier Paxariño, editou o álbum Perihelion, nome dado ao ponto da órbita com maior aproximação ao Sol. O tema hoje em destaque é Rito Solar.

• Javier Paxariño - Rito Solar [Perihelion, 1998] Andaluzia

terça-feira, 12 de junho de 2012

Sopa da Pedra PT (#037) 12 Jun 2012

Nesta edição do Sopa da Pedra, assinalamos o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, marcando o dia em que morreu Camões. Este feriado  nasceu com a República, então de carácter municipal e passou a Dia de Camões, feriado nacional, com o Estado Novo em 1933. Dia que já foi denominado de Dia de Camões, de Portugal e da Raça até ao 25 de Abril.

E hoje assinalamos a data com música portuguesa e com os textos de Camões, através da fadista Ana Moura que com música de Carlos Gonçalves para um texto de Luís Vaz de Camões apresenta o tema Endeixa.

• Ana Moura - Endeixa [Guarda-me a Vida na Mão, 2003] Portugal

No video desta semana, Ana Moura convidou Cuca Roseta para "Rosa Cor-de-Rosa"

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sopa da Pedra EU (#036) 07 Jun 2012

Sopa da Pedra de 7 de junho, dia em que passam 518 anos em que duas potências europeias decidiram dividir o mundo em dois. Foi a 7 de junho de 1494, um ano e meio após a viagem de Cristovão Colombo ao novo mundo, que numa localidade espanhola na provincía de Valadolid, de nome Tordesillas, era assinado o tratado entre o Reino de Portugal e o recém formado Reino de Espanha. O Tratado de Tordesilhas dividia o mundo em dois sendo que cada metade era atribuído a cada nação no que respeitava a novas descobertas. Assim se definia como linha de demarcação o meridiano localizado 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Para Ocidente, novos territórios ficariam sob domínio espanhol, enquanto que as terras orientais caberiam à coroa portuguesa. As duas grandes nações europeias dividiam assim o bolo entre si.

Um tratado que fica para a história, nesta data que relembra o domínio ibérico em todo o mundo. E para condimentar musicalmente esta data, fica um tema que chega da Andaluzia, através dos La Jambre, chamado Pare Cura.

• La Jambre - Pare Cura [Saltalindes, 2005] Andaluzia

Deixo também o video do tema La Boda

terça-feira, 5 de junho de 2012

Sopa da Pedra PT (#035) 05 Jun 2012

Avis Rara é o nome do novo trabalho dos Gaiteiros de Lisboa. O quinto trabalho de originais está hoje em destaque nesta edição do Sopa da Pedra e é desvendado à conversa com Carlos Guerreiro, segundo o qual este trabalho é "um par de estalos metafórico"...
"Fez Sábado Quinta-Feira" é o tema para descobrir.

• Gaiteiros de Lisboa - Fez Sábado Quinta-Feira [Avis Rara, 2012] Portugal

Deixo também um video do tema Trângulo-Mângulo, gravado pela "Música Portuguesa a Gostar Dela Própria"


Gaiteiros de Lisboa - "Trângulo Mângulo" Letra: Popular (Sta Marta de Penaguião) / Música: Carlos Guerreiro from MPAGDP on Vimeo.Gaiteiros de Lisboa