quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sopa da Pedra EU (#034) 31 Mai 2012

Hoje falamos de crianças e de whiskey. O dia 1 de Junho é em muitos países o Dia da Criança, mas também neste dia assinala-se um aniversário. Foi a 1 de Junho de 1495 que o frade escocês John Cor publicava pela primeira vez a receita do Scotch Whiskey... Para marcar esta data um tema dos irlandeses The Dubliners chamado Nancy Whiskey!

• The Dubliners - Nancy Whiskey [At It Again, 1968] Irlanda

A banda irlandesa formada em 1962 perdeu recentemente o último dos fundadores ainda vivo. Barney McKenna faleceu no passado 5 de Abril e em homenagem deixo um video de um momento ao vivo de Barney McKenna no banjo tenor.


terça-feira, 29 de maio de 2012

Sopa da Pedra PT (#033) 29 Mai 2012

Afonso Dias faz música de intervenção, faz música portuguesa. Hoje conhecemos o último trabalho de Afonso Dias. A carreira do músico que passou pela formação do GAC – Grupo de Acção Cultural – entretanto radicado no Algarve, com trabalhos pela poesia, mas também por discos de originais, como é o caso deste Treze, aqui explicado pelas próprias palavras do cantautor de intervenção e por Adriano St. Aubyn, reswponsável pelos arranjos musicais do álbum. O tema a conhecer neste Sopa da Pedra é Rafeiro.

• Afonso Dias - Rafeiro [Treze, 2011] Portugal

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sopa da Pedra EU (#032) 24 Mai 2012

No Sopa da Pedra muitas vezes falamos de tradições com origens muito antigas, não é o caso de hoje. A 25 de maio é celebrado o Dia da Toalha, mas este curioso dia teve origem já neste séc. XXI. O Dia da Toalha é uma homenagem ao escritor britânico Douglas Adams, autor da saga À Boleia Pela Galáxia, falecido em 2001. Nesta saga um detalhe crucial é a importância de uma toalha para os viajantes da galáxia. Assim, em homenagem, em vários países são muitas as pessoas que carregam uma toalha neste dia ...
A música fica a cargo de Brian Finnegan & Austin Maguire, com o tema Headrush.

• Brian Finnegan & Austin Maguire - Headrush [in Evolving Traditions 2, 1996] Inglaterra

terça-feira, 22 de maio de 2012

Sopa da Pedra PT (#031) 22 Mai 2012

Hoje descobrimos o novo álbum dos portuenses MU, chamado Folhas Que Ardem. Mundanças e Casa Nostra antecederam este terceiro trabalho aqui desvendado à conversa com Osga. O tema em destaque é Kal'El

• MU - Kal'El [Folhas Que Ardem, 2012] Portugal

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sopa da Pedra EU (#030) 17 Mai 2012

Há 50 anos atrás nascia na Irlanda uma banda que viria a contribuir e muito para a divulgação da música tradicional irlandesa. Em 1962 nasciam os The Chieftains. Meio século depois estes irlandeses continuam no activo e lançaram o álbum The Voice of Ages, comemorativo dos 50 anos de existência.
Chieftains in Orbit é o tema hoje em destaque bem representativo da modernização da banda, onde Cady Coleman, astronauta norte-americana, gravou os sopros a bordo da Estação Espacial Internacional. The Chieftains em grande 50 anos depois...

• The Chieftains - The Chieftains in Orbit [Voice of Ages, 2012] Irlanda

Fica também um vídeo do tema tradicional The Foggy Dew, que contou com a voz de Sinead O'Connor

terça-feira, 15 de maio de 2012

Sopa da Pedra PT (#029) 15 Mai 2012

Nesta edição do Sopa da Pedra conhecemos o trabalho de Cuca Roseta. A jovem fadista vem esta sexta-feira ao Centro Cultural de Lagos apresentar o álbum em nome próprio lançado o ano passado. Cuca Roseta aborda o fado de uma forma tradicional, simples e pura, onde junta temas conhecidos, poetas amados e temas originais. Um fado onde se sente a frescura da Cuca Roseta.
Em destaque no Sopa o tema Homem Português.

Cuca Roseta - Homem Português [Cuca Roseta, 2011] Portugal

Fica também o video do tema É Lisboa a Namorar

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sopa da Pedra EU (#028) 10 Mai 2012


A 9 de Maio celebra-se o dia da Europa.
Tudo remonta há 62 anos quando a 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas, numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
As primeiras linhas da declaração de 9 de Maio de 1950, redigida por Jean Monnet, comentada e lida à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, dão imediatamente uma ideia da ambição da proposta: "A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam". "Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz".
Assim nascia a União Europeia, e para assinalarmos esta data, sons que nos chegam do séc. XIX, do compositor polaco Frederic Chopin.
Maria Pomianowska, é polaca e quis abordar a música de Chopin de forma diferente. Para isso convidou um enorme número de músicos e de instrumentos de todo o mundo para um trabalho chamado Chopin em 5 continentes.
Para conhecer neste Sopa da Pedra, Chopin na Bulgária, baseado na Mazurka Op 33 nº2.

Maria Pomianowska and friends - Chopin in Bulgaria [Chopin on 5 Continents, 2010] Polónia

Para conhecerem melhor Maria Pomianowska, fica um video que faz parte de um documentário sobre a música tradicional dos países europeus.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Sopa da Pedra PT (#027) 08 Mai 2012


Nesta edição do Sopa da Pedra falamos com Claud que lançou em 2006 o álbum ConTradições e mais tarde o Pensamento. Claud já nos habituou a uma sonoridade própria que junta sonoridades modernas e tradicionais, mas agora chega o terceiro trabalho, Ministério do Amor, um álbum só de originais, que para além do título tem a palavra "amor" presente em metade das letras, mas segundo a Claud será até um álbum mais social.
Para conhecer nesta edição do Sopa da Pedra, à conversa com Claud, o tema Fado Deitado.

Claud - Fado Deitado [Ministério do Amor, 2012] Portugal

Também o vídeoclip do "Esta Coisa de Andar Triste", 1º single deste álbum.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sopa da Pedra EU (#026) 03 Mai 2012


Sopa da Pedra, edição de quinta feira, pelos trilhos da europa, hoje numa edição verdadeiramente maquavélica.
"Maquiavélico" é um adjectivo comum na maior parte das línguas europeias e que significa astúcia, algo engenhoso, elaborado ou melindroso.
É um termo frequentemente utilizado, mas as origens remontam há 5 séculos. Faz hoje 543 anos que nasceu em Florença um homem chamado Nicolau Maquiavel, corria o dia 3 de maio de 1469. Maquiavel foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano - na altura república florentina. É a história do homem que perpectuou o nome através dos tempos, por meio de um adjectivo, que hoje está em destaque, ao som da italiana Laura Conti.


• Laura Conti & Eivador - Il Cattivo Custode / Tre Soldatin [Nòse Amor, 2006] Itália

terça-feira, 1 de maio de 2012

Sopa da Pedra PT (#025) 01 Mai 2012


Nesta edição do Sopa da Pedra vamos até aos Açores descobrir o novo trabalho de Bandarra, chamado “Bicho do Diabo”. O anterior álbum, editado em 2010 tinha conseguido o Prémio Sopa da Pedra para Melhor Música, com o tema Tango da Neblina, e agora chega-nos um álbum que será ainda mais português, como nos contou Pietá, à conversa neste programa no qual descobrimos o tema Segredos de um Homenzarrão.

Bandarra - Segredos de um Homenzarrão [Bicho do Diabo, 2012] Portugal

Aproveitando o novo álbum fica também o videoclip do "Vamos à Praia"