quinta-feira, 29 de março de 2012

Sopa da Pedra EU (#016) 29 Mar 2012

Hoje o trilho liga-nos da Galiza à Bélgica para conhecer Ialma. Este é um projecto formado por 5 pessoas que têm muita coisa em comum: são 5 mulheres, galegas, residentes na bélgica e orgulhosas da origem. Assim surge Ialma. Em terras belgas as 5 mulheres decidiram manter a ligação cultural com a Galiza, terra de origem e principal fonte de inspiração artística.

O som tradicional característico das Cantareiras mistura-se com melodias e arranjos modernos, resultando numa agradável mistura entre tradicional e pop.

Em 2000 editaram o primeiro álbum, Palabras Darei, seguindo-se Marmuladas em 2002 e Nova Era em 2006. Para comemorar 10 anos de existência Ialma lançou em 2011 o álbum Simbiose e para simbolizar os 10 anos, convidou 10 artistas galegos e lugares e 10 disciplinas artísticas que de alguma forma fizeram parte do historial do grupo.

Para esta edição do Sopa da Pedra, damos a conhecer o tema Na Iauga.

Ialma - Na Iauga [Simbiose, 2011] Galiza


terça-feira, 27 de março de 2012

Sopa da Pedra PT (#015) 27 Mar 2012

No Sopa da Pedra de hoje falamos de fado, de Fado Mutante. É este o nome do novo trabalho de Rosa Negra. Em 2006 Rosa Negra tinha editado o Fado Ladino. Depois de um tempo de paragem para introspecção surgem agora com formação renovada, novos elementos, novos instrumentos (como a inclusão de guitarra portuguesa) e novas sonoridades neste álbum com um som mais urbano. À conversa com Rui Filipe descobrimos um trabalho de fado (agora classificado como património da humanidade) que segundo os Rosa Negra é mutante e funciona como um ser vivo. Para conhecer neste sopa da pedra o tema que dá nome ao álbum, Fado Mutante.

Rosa Negra - Fado Mutante [Fado Mutante, 2011] Portugal


quinta-feira, 22 de março de 2012

Sopa da Pedra EU (#014) 22 Mar 2012

Terça feira ocorreu o equinócio, momento que marca o início da primavera, símbolo de fertilidade e de renovação do ciclo da natureza. Ontem, 21 de Março foi celebrado o Dia Mundial da Árvore e hoje é o Dia Mundial da Água. Recursos naturais que devemos proteger e apreciar. Dádivas que marcaram a humanidade desde os primórdios através dos cultos pagãos, entretanto diversas vezes personificados em religiões modernas.

Nas tradições mais antigas os elementos da natureza assumem uma grande importância, muitas vezes homenageados nas letras tradicionais.

O Sopa da Pedra celebra também este período com música que nos chega da bretanha. Denez Prigent foi um jovem audaz que à música tradicional da bretanha juntou novas sonoridades como música electrónica, provocando os mais conservadores, mas vendo o trabalho ser aclamado por muitos.

Se em Portugal nos orgulhamos por ter palavras quase únicas nas linguagens do Mundo, como “saudade” ou “maresia”, também na bretanha encontramos uma palavra muito curiosa, carregada de poesia e sentimento. Sarac’h, é o nome do tema hoje em destaque e uma palavra bretã que tentando traduzir significa “o barulho que o vento faz nas folhas das árvores”. O tema é cantado em bretão, mas traduzindo diz algo como:

Ouço o doce ruído das folhas

E o murmúrio do mar que lhe responde

Quatro estações no círculo do ano

Quatro eras no círculo do tempo

Depois de nenhuma era

Nem de nenhuma estação

Os círculos são quebrados

Eis que chegou a primavera


Denez Prigent - An Hini A Garan [Sarac'h, 2003] Bretanha

Deixo também um vídeo do tema Gortoz A Ran de Denez Prigent com Lisa Gerrard, parte da banda sonora do filme Black Hawk Down

terça-feira, 20 de março de 2012

Sopa da Pedra PT (#013) 20 Mar 2012

Para o Sopa da Pedra de hoje um trabalho que une dois músicos, dois povos, duas culturas. A Grécia foi uma das civilizações mais importantes na história da humanidade e é ponto de ligação entre Ocidente e Oriente; Portugal já foi um dos países mais ricos e poderosos do mundo e é ponte entre Mediterrâneo e Atlântico, entre África e Europa.

A portuguesa Amélia Muge e o grego Michales Loukovikas, juntaram-se para trabalhar nos pontos comuns destes dois países, mas sempre com toda a região mediterrânica como pano de fundo.

O resultado é Periplus, um belíssimo trabalho que junta músicos portugueses e gregos, numa verdadeira celebração mediterrânica, que parte dos dois extremos, Portugal e Grécia, duas culturas que terão muito em comum, como nos explica Amélia Muge e Michales Loukovikas. Para desvendar um pouco deste Periplus, o tema Canto em Periplus, bem como o respectivo vídeo.

Amélia Muge e Michales Loukovikas - Canto em Periplus [Periplus, 2012] Portugal/Grécia


quinta-feira, 15 de março de 2012

Sopa da Pedra EU (#012) 15 Mar 2012

Hoje o trilho leva-nos até à irlanda, onde todos os anos a 17 de março é celebrado o St Patricks Day ou dia de São patrício.

O santo padroeiro da irlanda viveu entre o ano 387 e 461, e foi o responsável pela evangelização dos pagãos celtas que habitavam a ilha.

Do que se sabe da infância, terá nascido na bretanha romana, e aos 16 anos foi raptado por piratas irlandeses que o levaram como escravo. Ouvindo um chamamento de deus que o aconselhava a fugir para o litoral, conseguiu regressar à bretanha onde se tornou padre. Voltou à irlanda mais tarde para converter os pagãos ao cristianismo. Diz a lenda que usava um trevo de 3 folhas, o shamrock, para explicar a santíssima trindade: pai, filho e espírito santo. Reza também a lenda que St Patrick terá banido da ilha todas as cobras, empurrando-as para o mar. É certo que não há actualmente cobras na irlanda, mas também que segundo os registos fósseis nunca as houve por aqueles lados. São patrício terá morrido a 17 de março de 461 e assim, mais de 15 séculos depois nesta data comemora-se o St Patricks Day.

Aqui no sopa da pedra também assinalamos a data com música irlandesa.

Kavan Donohoe é um jovem músico multi-instrumentista que desde pequeno tem despontado na harpa celta, mas também na flauta e na Uilleann Pipes. É com este último instrumento que ouvimos o tema The Morning Trush.

Kavan Donohoe - The Morning Trush, The Old Bush [Kavan from Cavan, 2011] Irlanda


terça-feira, 13 de março de 2012

Sopa da Pedra PT (#011) 13 Mar 2012

Neste Sopa da Pedra falamos da história de Portugal. Foi a 12 de março de 1514 que entrou em Roma a aparatosa embaixada enviada ao Papa Leão X por D. Manuel I. Chefiada por Tristão da Cunha, magníficos presentes vindos dos novos mundos foram oferecidos ao Papa para a consagração dos Descobrimentos Portugueses. Para além de tecidos e jóias, a corte portuguesa enviou animais raros, como onças, um cavalo persa e um elefante, chamado Hanno, que executava várias habilidades e que viria a ser mascote do Papa.

A música de hoje está ligada à época, já que retrata a época quinhentista, como nos explica Rogério Oliveira dos Boémia. Os Peregrinos do Mar é o tema em destaque nesta edição e faz parte do terceiro trabalho dos Boémia. O álbum Os Peregrinos do Mar tem como convidados Fausto, Amélia Muge e Joaquim de Almeida, e conta histórias de um povo numa época em que a aventura e a ambição dominavam as almas. Um álbum de música portuguesa no seu melhor!

Boémia - Os Peregrinos do Mar [Os Peregrinos do Mar, 2011] Portugal


quinta-feira, 8 de março de 2012

Sopa da Pedra EU (#010) 08 Mar 2012

Nesta edição de 8 de Março falamos do Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, ilustrado com um projecto no feminino vindo da galiza e que junta dois grandes nomes: Cristina Pato - gaiteira e pianista, e Rosa Cedron - na voz e violoncelo. Juntas formaram o projecto Soas e editaram o álbum Muller, bem apropriado para o dia de hoje... O tema para conhecer é María Soliña, que nos conta a história de uma mulher que no séc. XVII foi condenada pela inquisição da prática de bruxaria. Depois da sua morte tornou-se num símbolo de sofrimento do povo.

Soas - María Soliña [Muller, 2010] Galiza


terça-feira, 6 de março de 2012

Sopa da Pedra PT (#009) 06 Mar 2012

Nesta edição do Sopa da Pedra damos a conhecer o último dos vencedores dos prémios Sopa da Pedra. Na primeira edição revelámos o prémio Melhor Tema Original que foi atribuído em ex aequo a dois projectos do Sul Azul, uma edição discográfica algarvia de 9 bandas a trabalhar sobre a mesma letra. Se na primeira edição ouvimos o Azul de OrBlua, hoje é a vez do Azul dos Marenostrum, uma banda de Tavira já com 3 álbuns na carreira e com uma sonoridade em redor da world music com muita alma algarvia pelo meio.

Marenostrum - Azul [in Sul Azul, 2011] Portugal

Fica o tema Azul, mas também um vídeo dos Marenostrum gravado ao vivo nos Artistas em Faro e outro de imagens de um Algarve antigo com som de Marenostrum




quinta-feira, 1 de março de 2012

Sopa da Pedra EU (#008) 01 Mar 2012

O trilho de hoje leva-nos à Islândia, onde a 1 de Março é celebrado o Dia da Cerveja. Tudo porque a 1 de Março de 1989 foi levantada a proibição de venda e consumo de cerveja nesta ilha do norte. Assim todos os anos celebra-se aquela que se tornou na bebida mais popular entre os islandeses.
Para celebrar este dia fica o tema Næsti Bar (que fala sobre o consumo de álcool) dos Krauka.

Krauka - Næsti Bar [Bylur, 2005] Dinamarca

Para condimentar este sopa deixo um vídeo dos Krauka com imagens da Islândia e outro vídeo com imagens de danças tradicionais islandesas.