terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sopa da Pedra PT (#007) 28 Fev 2012

Nesta edição do Sopa da Pedra damos a conhecer os vencedores do Prémio Sopa da Pedra na categoria Melhor Álbum 2011. Realejo editaram em 1995 o álbum Sanfonia, seguindo-se Cenários em 1998. 13 anos depois chega Ruja Ruja Quem Quiser Que Fuja, eleito pelo júri dos Prémios Sopa como o melhor álbum editado em Portugal em 2011 nas áreas das músicas folk e tradicionais. Nesta edição do Sopa a apresentação do álbum à conversa com Amadeu Magalhães.

Realejo - Cassata [Ruja Ruja Quem Quiser Que Fuja, 2011] Portugal

O Sopa da Pedra pode ser ouvido em podcast em rua.pt
E aqui deixo um vídeo do tema Cirandeiro gravado ao vivo na Fnac de Coimbra

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sopa da Pedra EU (#006) 23 Fev 2012

O trilho de hoje parte mesmo de Portugal. No dia em que passam 25 anos sobre o desaparecimento de José Afonso, recordamos o cantautor português visto de fora, neste caso pela galega Uxia. A música é de José Afonso, a letra de Luís Vaz de Camões

• Uxia - Verdes São os Campos [Estou Vivindo no Ceo, 1996] Galiza

Fica também um vídeo deste tema gravado na Televisão da Galiza


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sopa da Pedra PT (#005) 21 Fev 2012

Nesta edição do Sopa da Pedra desvendamos mais um dos vencedores dos Prémios Sopa da Pedra. O prémio Álbum Revelação destina-se a um álbum de estreia de uma banda e os vencedores nesta edição de 2011 são os Assembly Point. A banda é formada por 3 músicos de diferentes nacionalidades: Fernando Barroso da Galiza, Eoghan Neff da Irlanda e o português Luís Peixoto. E é este último que nos apresenta o projecto à conversa neste Sopa da Pedra.

Assembly Point - Jumping Beats [Assembly Point, 2011] Portugal/Galiza/Irlanda

Este o tema para escutar nesta edição, mas também para ver num vídeo gravado ao vivo no programa Folk in Trío da Cuac FM.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sopa da Pedra EU (#004) 16 Fev 2012

A receita do Sopa de hoje é mesmo para panquecas, a propósito do Dia da Panqueca a celebrar na próxima terça-feira na Irlanda ou no Reino Unido. Um dia que acontece na terça-feira gorda, com tradições muito antigas e que serve para despedida e preparação para a quaresma. As origens são desvendadas nesta edição do Sopa, ilustrada por um tema de um músico inglês (Michael McGoldrick) com um instrumento irlandês (Uilleann Pipes).

• Michael McGoldrick - The Earle's Chair [in Evolving Tradition 2, 1996] Inglaterra

Fica também um video deste músico gravado em Dublin neste ano de 2012 com o tema "The First Month of Summer" e outro das corridas de panquecas que remontam a 1445...




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sopa da Pedra PT (#003) 14 Fev 2012

Nesta edição do Sopa da Pedra desvendamos mais um dos vencedores dos Prémios Sopa da Pedra. Os Dazkarieh já tinham conseguido em 2009 o prémio Melhor Álbum com o Hemisférios. Nesta edição de 2011 conseguem o prémio Melhor Versão de um tema tradicional com a dupla abordagem ao tema tradicional da Beira Baixa, "Moda Da Ceifa".

Dazkarieh - Moda da Ceifa I e II [Ruído do Silêncio, 2011] Portugal

Este o tema para escutar nesta edição, mas deixo também um vídeo gravado num concerto na Alemanha em Março de 2011 onde é possível ouvir os temas Sons de Pó e Moda da Ceifa II


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PRÉMIOS SOPA DA PEDRA 2011


Tal como acontece desde 2005 o Sopa da Pedra elegeu os melhores álbuns de música tradicional editados em Portugal.

Para a edição de 2011 fizeram parte do júri:

Álvaro José Ferreira [A Nossa Rádio]
André Dias [Rodobalho]
António Pires [Raízes e Antenas]
Carlos Norton [Sopa da Pedra]
João Sá [Folklândia]
Luís Rei [Crónicas da Terra]

Para os prémios Sopa da Pedra foram considerados todos os álbuns editados em Portugal no decorrer de 2011 que tenham chegado à redacção do Sopa da Pedra.
Estes "prémios" Sopa da Pedra procuram contribuir para um reconhecimento do trabalho que é feito pelas bandas e gratificar de modesto modo o árduo trabalho que requer fazer música tradicional em Portugal. Não existe prémio material, apenas a nomeação, que cada um interpretará como o desejar.

A escolha do júri para melhores álbuns de 2011 foi a seguinte:

Melhor Álbum 2011: Ruja Ruja Quem Quiser Que Fuja! [Realejo]

Melhor Álbum Revelação 2011: Assembly Point [Assembly Point]

Melhor Versão de Tema Tradicional 2011: Moda da Ceifa [Dazkarieh]

Melhor Música Original 2011: Azul [Marenostrum]
em ex aequo com Azul [OrBlua]

A todos eles os maiores parabéns!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sopa da Pedra EU (#002) 09 Fev 2012

Hoje o trilho leva-nos até à Dinamarca para conhecer uma banda chamada Asynje.

Dois dos elementos: Martin Seeberg e Søren Hammerlund, provêm da banda Valravn aqui bem conhecida do Sopa da Pedra, e juntam-se agora a Nanna Barslev e a Mads Kjøller-Henningsen. Este quarteto editou em 2011 o álbum Genkaldt que hoje é desvendado nesta edição do Sopa da Pedra com o tema Groas Galder. A música é original dos Asynje, a letra faz parte dos textos poéticos EDDA em torno da mitologia nórdica. Neste poema, relata-se a visita de um jovem à campa da mãe, antes de partir para uma longa viagem. Aí ele pede-lhe que o enfeitice para protecção para a perigosa viagem.

Asynje - Groas Galder [Genkaldt, 2011] Dinamarca

Aqui fica também um vídeo dos Asynje, com o tema "HAVHINGSTENS JOMFRUFÆRD"



terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sopa da Pedra PT (#001) 07 Fev 2012

Neste programa de estreia com o novo formato e hoje, dia de olhar para o umbigo, o Sopa começa com um jovem projecto que deu os primeiros passos com a edição Sul Azul.
Para este arranque o tema Azul dos algarvios OrBlua, vencedor do Prémio Sopa da Pedra na categoria "Melhor Tema Original" (em ex aequo com o tema Azul dos Marenostrum)

OrBlua - Azul [in Sul Azul, 2011] Portugal

O podcast do Sopa da Pedra está disponível na página da RUA FM na secção "Rubricas"

Para melhor conhecerem o trabalho de OrBlua fica um vídeo do tema "Astrolábio", gravado ao vivo no Teatro Lethes em Faro a 15 de Outubro de 2011

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Regresso do Sopa!

Depois de 260 emissões, o Sopa da Pedra parou a 6 de Janeiro de 2011, para aquela que seria uma curta paragem para remodelação do formato. Infelizmente a paragem prolongou-se por muito mais tempo que o desejado e o Sopa não foi para o ar durante um ano inteiro.

O regresso acontecerá dia 7 de Fevereiro, com a novidade que o Sopa terá agora o formato rubrica em duas edições semanais: terças às 08h40 (com repetição às 18h40) dedicado à música tradicional portuguesa, e quintas às 08h40 (com repetição às 18h40) dedicado à cultura tradicional europeia.
Para além disso o Sopa terá ainda retransmissão na rádio alemã multicult.fm, sextas às 23h30 (22h30 na hora portuguesa).

Outra novidade será a disponibilização dos podcasts do Sopa a partir da página da RUA FM, assim será ainda mais fácil acompanhar o Sopa.

Para (re)descobrir a partir de 7 de Fevereiro de 2012...